A capivara (Hydrochoerus hydrochoeris), é um animal mamífero, roedor, herbívoro, originário do continente sul-americano. O nome “capivara” tem origem no idioma tupi e significa “comedor de capim”.
É a maior espécie de roedor do mundo, podendo chegar a 1,30m de comprimento, podendo pesar até cerca de 90kg. Possui uma pelagem grossa, castanha avermelhada. Apesar de seu porte grande, as capivaras, em geral, são animais calmos e dóceis.
Elas possuem hábitos semiaquáticos, por isso possui como habitat natural as margens de rios e lagos, áreas alagáveis e próximo a represas.
Mesmo tendo desaparecido em algumas localidades, a espécie não se encontra em risco de extinção.
As capivaras são animais sociais, vivem geralmente em bandos de dez a vinte indivíduos.
A gestação dura cerca de 150 dias, outro recorde entre os roedores.
Um filhote de capivara nasce pesando cerca de um 1,5kg, já com seus dentes permanentes e pelagem. Seguem recebendo o cuidado da mãe durante três a quatro meses até se tornarem independentes.
A expectativa de vida de uma capivara é de quinze anos. Possuem como predadores naturais as onças, jaguatiricas, cobras, jacarés e cachorros-do-mato.
Na Marina do Morada da Praia, durante a noite, podemos ver o bando junto aos filhotes.
Nada de chegar perto ou tentar tocar, tire foto de longe.
Preservar é viver!
Essa é mais uma publicação da parceria entre o Morada da Praia e a equipe da @Bioconscientizacao, responsável pelas fotos e textos!