Lírio d’agua

Lírio d’agua ou ninféia azul é o nome popular dessa planta da família (Nymphaeaceae).
Excelente para espelhos de água e laguinhos ornamentais, a ninféia-azul apresenta uma bela folhagem flutuante. As folhas são grandes, lisas e com as bordas irregulares, levemente enroladas. As flores solitárias são muito vistosas, de coloração azul com o centro amarelo e são elevadas por longos pedúnculos acima da superfície da água. Sua folhagem e flores desaparecem no inverno, a floração ocorre na primavera e no verão, portanto, sua coloração pode variar entre: azul, amarelo, vermelho e até branco.
A ninféia-azul pode ser plantada em vasos ou diretamente no lodo em cursos lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. Pode ser cultivada em lagos, tanques e espelhos de água, sempre a pleno sol, com tolerância ao frio. Essa planta por sua vez multiplica-se pela divisão dos tubérculos e por sementes.
Na próxima caminhada que você fizer no Morada da Praia, repare dentro do rio que corta o loteamento, com certeza você vai se deparar com a beleza desta planta e se admirar com os cardumes que sempre são pescados pelas garças.

Preservar é viver!
Essa é mais uma publicação da parceria entre o Morada da Praia e a equipe da @Bioconscientizacao!