A Anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero do Brasil.
Esse majestoso animal é a descansa e economiza energia durante o dia, já que prefere se alimentar no período noturno.
Apesar do tamanho, a espécie está em risco. Distribuída pela maior parte do país e grande parte da América do Sul, a anta enfrenta a perda de habitat e tem se tornado rara nos biomas onde ainda é encontrada: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
Esses mamíferos são animais solitários, andam sem companhia ou no máximo em grupos de até três indivíduos.
Ao longo do dia, as antas descansam seus corpos, que chegam a pesar 300 kg. Elas economizam energia para o período noturno, quando preferem se alimentar.
A dieta é composta de folhas, fibras e fruto.
A gestação das antas é longa: dura entre 13 e 14 meses. Os filhotes nascem grandes, com até 9 kg, e ficam juntos da mãe por mais 12 meses. Quando novinhos, têm um padrão de cores diferente do acinzentado dos adultos.
Na natureza, os principais predadores da anta são a onça-pintada e o puma. Mas não são eles que a põe em risco.
Caça, desmatamento, fogo, fragmentação de habitat, atropelamentos, entre outros, fizeram com que a espécie perdesse 30% da população nos últimos 33 anos, assim como 30% da área por onde viviam.
No Morada da Praia elas ainda aparecem, caso aviste uma, não chegue perto para não perturba-la! Na sua caminhada noturna, fique atento.
Preservar é viver!
Essa é mais uma publicação da parceria entre o Morada da Praia e a equipe da @Bioconscientizacao, responsável pelas fotos e textos!