Desassoreamento do Rio Vermelho

Após Auto de Inspeção realizado no dia 03 de dezembro, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) autorizou o início da operação de dragagem para o desassoreamento do rio Vermelho, afluente do rio Guaratuba, e dos dois Lagos Artificiais existentes no Condomínio, conforme ofício 173/21-CMB.

A operação de desassoreamento será executada em parceria com a CETESB, a NM2 Tecnologia Ambiental, empresa contratada pela elaboração e execução do projeto básico e executivo, respectivamente e a equipe de ambiental da Morada da Praia.

A operação será realizada por fases: a primeira será preliminar, responsável pela remoção de 100 metros cúbicos de sedimentos, que terá a função de efetuar a caracterização do material dragado para saber qual será a sua destinação final ambientalmente correta. A segunda será contínua com previsão de remoção de 4.400 metros cúbicos de sedimentos. Todo o material dragado terá sua disposição provisória na área de manutenção sob um encerado para evitar uma possível contaminação com o solo.

Com esta ação de desassoreamento o Rio Vermelho recupera seu ecossistema hídrico, ajudará a evitar as enchentes, aumentando o sistema de drenagem de todo o loteamento, e possibilitará a volta da navegação com embarcações.